Pioneiro na Justiça do Trabalho: TRT-8 promove Curso de Formação Continuada em Mediação e Conciliação
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) sai na frente e se torna o primeiro TRT do país a oferecer o Curso de Formação Continuada em Mediação e Conciliação, em conformidade com a Resolução CSJT nº 389/2024. A iniciativa reforça o protagonismo da Justiça do Trabalho da 8ª Região na capacitação de seus (as) servidores (as) para atuação em Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT).
O curso será realizado entre os dias 7 e 31 de janeiro de 2025, no período da tarde, das 13h às 17h, e será ofertado na modalidade Ensino a Distância (EAD), combinando vídeo aulas, fóruns de discussão, tutoria e aulas síncronas. A formação é direcionada a servidores(as) habilitados(as) para atuação em CEJUSC-JT, com até 25 participantes por turma.
Detalhes da Formação
Com carga horária total de 52 horas – sendo 20 horas teóricas e 32 horas práticas – o curso abordará conteúdos avançados em mediação e conciliação, incluindo temas como a resolução pré-processual de disputas, a mediação em ambiente virtual e o uso da inteligência artificial na solução de conflitos. As aulas teóricas serão ministradas telepresencialmente nos dias 7, 28 e 29 de janeiro via Google Meet, enquanto as atividades assíncronas ocorrerão diariamente de 8 a 24 de janeiro, por meio do Campus Virtual Moodle com a seguinte carga horária:
-
Atividade Teórica: 1h (leituras e estudos guiados)
-
Atividade Prática: 4h (fóruns de discussão e tutoria colaborativa)
O instrutor e tutor do curso é o Juiz do Trabalho Fernando Hoffmann, do TRT da 9ª Região (PR). Especialista e referência nacional em métodos consensuais de resolução de disputas, Hoffmann possui um extenso currículo, que inclui mestrado pela Pepperdine University (EUA), além de atuação como professor e coordenador em diversas instituições e programas de formação.
Conteúdo Programático
1. Questões Complexas e Controvertidas
Mediação pré-processual na Justiça do Trabalho
Métodos consensuais e a Resolução CNJ n.º 586/202
2. Temas Avançados
Uso estratégico do cáucus (sessão privada)
Validação emocional e testes de realidade
Aplicação de propostas mediadoras pelo juiz
3. Conhecimentos Multidisciplinares
Gestão de emoções e tomada de decisões
Percepção da realidade no processo de mediação
4. Assuntos Atuais
Resolução Online de Disputas (ROD) e tecnologia como “quarta parte”
Uso de inteligência artificial em mediações
Com a iniciativa, o TRT-8 reafirma seu compromisso com a excelência na capacitação de seus (as) servidores (as) e com a promoção de métodos consensuais para garantir uma Justiça do Trabalho mais eficiente e acessível a todos.
Serviço: Curso Formação Continuada em Mediação e Conciliação na Justiça do Trabalho
Período: 7 a 31 de janeiro de 2025
Turno/Horário: Vespertino - das 13h às 17h - Aulas síncronas
Modalidade: EAD – Vídeo Aulas, fóruns de discussão, tutoria e aulas síncronas.
Instrutor e Tutor: Fernando Hoffmann – Juiz do Trabalho no TRT9 (PR)
Público-alvo: Servidores(as) habilitados(as) para atuação em CEJUSC-JT
Carga horária: 52 horas (20h teóricas e 32h práticas)