TRT-8 aprova Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

O plano estabelece prioridades, metas e estratégias voltadas à modernização de sistemas
#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores verde e preto. No card, o texto: Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação
#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores verde e preto. No card, o texto: Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2025-2026

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) aprovou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para o biênio 2025-2026. O PDTIC é um instrumento fundamental para a governança e eficiência dos serviços de tecnologia da informação, assegurando que os recursos sejam aplicados de forma planejada e alinhada aos objetivos institucionais e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O plano estabelece prioridades, metas e estratégias voltadas à modernização de sistemas, aprimoramento da infraestrutura digital e fortalecimento da segurança da informação.

Aprovado pela desembargadora presidente Sulamir Palmeira Monassa de Almeida em 27 de março de 2025, pela Portaria PRESI nº 292/2025,  o documento também reforça o compromisso do TRT-8 com a inovação e a transparência. 

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, Diego Valdez, “o plano representa um significativo instrumento para o aumento da transparência, inovação e aprimoramento dos serviços prestados à sociedade. Entre os destaques do PDTIC 2025-2026 estão iniciativas voltadas à transformação digital, serviços em nuvem, ferramentas com Inteligência Artificial, automação de processos judiciais e administrativos, além de soluções de cibersegurança para proteger os dados da instituição e dos jurisdicionados”.

O PDTIC do TRT-8 é uma importante ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia da informação, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e metas do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) e da Estratégia Nacional do Poder Judiciário.

Em sua estrutura, além de detalhar a identidade e a organização da SETIN, a fundamentação normativa, a metodologia de elaboração, os macrodesafios e os riscos, o documento também apresenta uma análise do quadro de TIC. Destacam-se como principais anexos o Plano de Contratações de Soluções de TIC, a Proposta Orçamentária de TIC e o Plano Anual de Capacitação de TIC, todos de 2025.

O documento pode ser acessado na íntegra pelo link: PDTIC 2025-2026.

Texto feito pela Seção de Apoio à Governança e Contratações de TIC