TRT-8 promove palestra sobre saúde mental

A iniciativa foi voltada para os estagiários (as) que atuam em Belém
Descrição de imagem: Fotografia com algumas pessoas sentadas em cadeiras dentro de um auditório.
Descrição de imagem: Fotografia com algumas pessoas sentadas em cadeiras dentro de um auditório.

Quem nunca sofreu de ansiedade ou vive correndo contra o tempo para dar conta de tantas demandas no dia a dia? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país com mais pessoas ansiosas no mundo todo, cerca de 9,3% da população brasileira sofre de transtornos de ansiedade.

E para falar de um assunto tão sério e atual, a Seção Psicossocial (SEPSI) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) promoveu na última quinta-feira (6/2), a palestra “Saúde Mental: conhecer e prevenir. Falando sobre ansiedade”, com os analistas judiciários José Gabriel Rossi (psicólogo) e Eliana Pinheiro (assistente social) como facilitadores. 

A psicóloga do TRT-8, Luana Rios Moura dos Santos, explica que o tema foi escolhido pela equipe da SEPSI devido à sua relevância. A palavra do ano no Brasil em 2024 é "ansiedade", refletindo a realidade de que o país possui uma das populações mais ansiosas do mundo, com diversos transtornos mentais como ansiedade e depressão.  “Nós, do Brasil, somos uma das populações mais ansiosas do mundo, ansiedade, depressão, enfim, vários transtornos mentais aparecendo", conta.

A SEPSI, atenta a essas questões contemporâneas, busca promover debates e estratégias de cuidado. Diante da crescente preocupação com a ansiedade, a equipe realizou pesquisas e constatou a necessidade de abordar o tema. As causas da ansiedade são diversas, incluindo o uso excessivo de celulares e redes sociais, a vida agitada, preocupações com o futuro e as mudanças climáticas.  

A estagiária da Secretaria de Comunicação do TRT-8, Juliana Souza, afirma que o tema abordado na palestra foi extremamente importante, pois muitos estagiários vivem "no automático". “Ter a oportunidade de pausar nossas demandas para refletir sobre algo tão presente em nossas vidas, como a ansiedade, faz toda a diferença. Principalmente porque estamos no início da vida adulta, tentando nos encontrar na rotina. Eu já faço terapia há cinco anos justamente para lidar com a ansiedade”, explica.

O assistente social da SEPSI, Gerson Moura, conta que o tema será levado para as Correições Ordinárias do TRT-8. “Essa aqui é a primeira apresentação do ano que está sendo desenvolvida, e durante as correições esse tema será levado para Macapá, Santarém, Parauapebas e Marabá, assim vamos discutindo sobre um assunto que é muito atual e muito necessário, devido às demandas que têm, o quanto que isso afeta a classe trabalhadora, então a proposta é que possamos trazer algo educativo, de esclarecimento, para que as pessoas consigam compreender de fato o que é e como lidar no seu dia a dia”, conclui.

O TRT-8 demonstra sua preocupação com a saúde mental de seus servidores(as), estagiários(as), magistrados(as) e terceirizados(as) reconhecendo a importância do tema para o bem-estar de todos(as) que fazem parte do Tribunal.  

Confira aqui as fotos da palestra.