TRT-8 reforça o aprendizado em Libras para melhor atender a comunidade

A Justiça do Trabalho da 8ª Região capacita servidores(as) e terceirizados(as) para promover uma comunicação mais justa e eficiente
 Fotografia colorida dos(as) servidores(as) e terceirizados(as).
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida dos(as) servidores(as) e terceirizados(as).

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Silva (Ecaiss) segue promovendo a inclusão e a acessibilidade comunicacional no âmbito da Justiça do Trabalho do Pará e Amapá. Como parte dos resultados finais dos Cursos de Libras Básico e Intermediário, realizados em 2024, a Ecaiss apresenta dois importantes materiais que destacam o compromisso institucional com a acessibilidade: o vídeo "Simulação de Atendimento" e o 4º Glossário de Libras.

Simulação de Atendimento: a jornada do jurisdicionado(a) 

O vídeo “Simulação de Atendimento” retrata, de forma didática, a jornada de um jurisdicionado(a) desde o início até a conclusão de um processo na Justiça do Trabalho. A produção contou com a participação dos alunos do Curso de Libras Básico, que aplicaram os conhecimentos adquiridos para reproduzir situações reais de atendimento acessível.

Com destaque para a atuação do professor Érick, que é surdo e interpretou o papel de jurisdicionado, o vídeo reforça a importância de proporcionar um atendimento inclusivo e eficaz, promovendo a igualdade de direitos no acesso à Justiça. Acompanhe no YouTube do TRT-8.

Glossário de Libras

Como resultado do Curso de Libras Intermediário, a Ecaiss lançou o 4º Glossário de Libras, um material que integra o conjunto de ferramentas de acessibilidade do TRT-8. O glossário reúne sinais específicos relacionados ao universo jurídico e processual trabalhista, facilitando a comunicação entre servidores(as) e jurisdicionado(a) nos diversos serviços prestados pela Justiça do Trabalho. O material está disponível no YouTube do TRT-8.

Os materiais refletem o empenho do TRT-8 em promover uma Justiça inclusiva e acessível, alinhada aos princípios constitucionais de igualdade e dignidade da pessoa humana. 

Com ações como essas, o Tribunal reafirma seu compromisso em capacitar servidores(as) e terceirizados(as) para atender às demandas da sociedade de forma humana, eficiente e acessível.

Acesse aqui as fotos.