Histórico

Acredita-se que a Biblioteca "Cássio Vasconcelos", seção subordinada a Escola Judicial do TRT da 8ª Região, já existia antes do  ano de 1964, porém só a partir desse ano,  é que encontramos dados registrados de sua existência.

No Relatório de 1967, deste Tribunal, consta a relação dos materiais bibliográficos existentes na Biblioteca, no total de 487 títulos. Atualmente o acervo é de aproximadamente 22.000 volumes, entre livros, periódicos, DVD's, folhetos , CD's, etc.

Foi criada para manter todo o material informativo necessário à pesquisa, ao estudo e ao trabalho dos Senhores Juízes e Servidores da Justiça do Trabalho da 8ª Região, conforme Regulamento das Normas de Funcionamento, estabelecido pela Resolução nº 918/73.

Em 23 de dezembro do ano de 1970, atribuíram-lhe o nome de Biblioteca "Cássio Vasconcelos", em homenagem ao Juiz Cássio Estanislau Pessoa de Vasconcelos.

Pela Resolução nº 309/68, que aprovou o Regulamento dos Serviços Auxiliares do Tribunal Regional, consta o Arquivo e Biblioteca, como sendo um Setor, continuando no Regulamento de 1972, com a mesma denominação.

Pela Resolução 165/84, consta como Serviço de Documentação e Informática, subordinado à Secretaria Judiciária.

Na Resolução nº 231/96, é denominada de Seção de Documentação e Biblioteca.

Já na Resolução nº 08/2003 é denominada de Seção de Documentação, Biblioteca e Legislação.