Gestão de Processos

O gerenciamento de processos tem como objetivo otimizar e padronizar as atividades realizadas pelo órgão para produção e entrega de produtos ou serviços.

A área de Seção de Processos é responsável por atividades relacionadas à gestão e melhoria de processos dentro do Tribunal. Abaixo estão algumas competências e atribuições associadas a essa área:

  • Mapeamento de Processos:
    • Identificar, documentar e analisar os processos existentes no Tribunal, por fases e por áreas (AS IS).
    • Desenvolver desenhos dos processos para visualizar as atividades, fluxos de trabalho e interações com outras áreas.
  • Padronização e Documentação:
    • Criar e manter documentação dos fluxos de trabalhos mapeados (AS IS e TO BE).
  • Análise Problemas de Eficiência dos Processos:
    • Avaliar em conjunto com as áreas os possíveis problemas e a eficiência dos processos existentes, identificando oportunidades de melhoria e otimização.
    • Propor padrões para a execução de processos. (to be)
  • Implementação de Melhorias:
    • Propor estratégias e planos de ação para melhorar a eficiência e eficácia dos processos.
    • Colaborar com outras equipes para implementar mudanças nos procedimentos e no fluxo de trabalho.
  • Automação de Processos:
    • Avaliar a viabilidade e implementar soluções de automação (sistemas) para simplificar tarefas e reduzir erros.

Os processos podem ser classificados em diferentes categorias, como:

  • Processos de negócios (primários), que estão diretamente relacionados às operações da organização e agregam valor diretamente;
  • Processos de suporte, que fornecem recursos e serviços de apoio para os processos primários; e
  • Processos de gestão, que envolvem a coordenação e o controle de todas as atividades da organização e não influenciam diretamente na capacidade de realização de entregas.

O objetivo principal do mapeamento de processos é melhorar a eficiência e a eficácia das atividades, identificando áreas que podem ser melhoradas. Também pode ajudar a identificar gargalos, redundâncias e oportunidades de automação, por exemplo. São atividades do mapeamento de processos:

Benefícios:

A gestão de processos é uma abordagem estratégica que visa aprimorar a eficiência, qualidade e flexibilidade das operações e traz uma série de benefícios contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais. Dentre eles:

Melhoria da Eficiência Operacional:

  • Identificação e eliminação de redundâncias, desperdícios e atividades desnecessárias nos processos.
  • Otimização de fluxos de trabalho para reduzir o tempo e recursos necessários para concluir tarefas.

Aumento da Produtividade:

  • Padronização de procedimentos leva a uma execução mais consistente e eficiente das atividades.
  • Automação de tarefas repetitivas, liberando tempo para atividades mais estratégicas.

Tomada de Decisões Informada:

  • Melhor visibilidade dos processos permite uma análise mais detalhada e informada.
  • Disponibilidade de dados precisos e atualizados para embasar decisões estratégicas.

Promoção da Inovação:

  • Criação de um ambiente que favorece a inovação por meio da identificação de oportunidades de melhoria contínua.
  • Encorajamento da colaboração e troca de ideias para inovar nos processos existentes.