Metodologia de Gestão e Mapeamento de Processos
Foi instituída através da Portaria PRESI Nº 301, de 25 de Março de 2024 a Metodologia de Gestão de Processos no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
Para execução do trabalho de Mapeamento e Gestão de Processos as seguintes atividades serão realizadas em conjunto com os envolvidos:
- Análise das demandas e objetivos;
- Priorização das demandas do Portfólio de Processos;
- Reuniões com as áreas envolvidas no(s) processo(s);
- Documentação do processo no formato AS-IS;
- Identificação de problemas e priorização dos problemas identificados;
- Propostas de sugestões de melhoria;
- Apresentação e discussão referente às melhorias sugeridas;
- Institucionalizar o Processo;
- Documentação do processo no formato TO-BE (Plano de Ação);
- Execução e Acompanhamento.
1. Identificar os Processos
- Identificar os processos a serem analisados por área, através de reuniões, brainstorms, etc;
- Priorizar a análise dos processos, utilizando uma matriz de impacto x severidade e considerando a cadeia de valor do Tribunal.
2. Definir o objetivo da Análise
- Compreender a necessidade e expectativa com relação ao resultado a ser entregue;
- Definir os objetivos da análise do processo e principais resultados almejados: redução no tempo, redução de custo, aumento de produtividade, aumento de qualidade, etc.
- Planejar a análise dos processos considerando os limites dos processos e seus respectivos atores.
3. Mapear o Processo - AS IS (Diagnóstico da Situação Atual)
- Fazer o levantamento do funcionamento do processo através de reuniões com os executores das atividades;
- Identificar as atividades do processo, além de coletar os objetos gerados por cada ator envolvido;
- Documentar através de fluxos a sequência das atividades executadas (Modelo As Is).
4. Analisar e Fazer Diagnóstico dos processos
- Identificar os problemas (em conjunto com as áreas) existentes na execução atual dos processos (gargalos, regras de negócio, gaps, etc);
- Obter uma lista de necessidades e oportunidades de melhorias e aperfeiçoamento para o processo.
5. Propor Soluções e Modelar o Processo - TO BE
- Redesenhar o processo (TO BE) com base nas oportunidades de melhorias para o cenário futuro e ideal;
- Propor soluções para problemas identificados no mapeamento As Is.
- Deixar claro as mudanças a serem implementadas após a análise das atividades do processo;
- Elaborar planos de ação (para processos mais complexos) e identificar os responsáveis pela implementação das melhorias.
Acompanhamento e Gestão:
- Painel de Acompanhamento dos Processos Mapeados
- Painel do PowerBI com leitura dos dados do LABORE para acompanhamento do andamento das fases do mapeamento dos processos por área;
- Painel do PowerBI mostrando a cadeia de valor dos processos do Tribunal.
- Página de Documentação dos Processos Mapeados
- Página no Portal ou site próprio onde estarão documentados os processos já mapeados (modelos AS IS e modelos TO BE).