Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior
Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior
Apresentação em elaboração.
TRAJETÓRIA ACADÊMICA
-
Em 2000, iniciou o curso de Bacharelado em Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA), concluindo-o em 2005. No ano seguinte, passou a cursar Mestrado na mesma instituição. A pesquisa resultou na publicação do livro “Ação afirmativa para o trabalhador velho" (Editora Ltr, 2010). Entre os anos de 2016 e 2020, ainda na UFPA, cursou o Doutorado em Direito, concluindo-o com a tese “Trabalho e Velhice: como ler os direitos dos trabalhadores velhos?” (em via de publicação pela Editora Dialética). Atualmente é pesquisador vinculado ao grupo “Novas formas de trabalho, velhas práticas escravistas” liderado pela Profª. Drª Suzy Elizabeth Cavalcante Koury (CESUPA) e pela Profª Drª Valena Jacob Chaves Mesquita (UFPA).
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
-
Após aprovação em concurso público ocupou, entre os anos de 2002 e 2010, o cargo de Oficial de Justiça Avaliador no Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Em 2010, também mediante aprovação em concurso de provas e títulos, ingressou no Ministério Público da União no cargo de Procurador do Trabalho. No âmbito do Ministério Público do Trabalho esteve lotado nas Procuradorias do Trabalho nos Municípios de Macapá (AP/PRT8) e Guarulhos (SP/PRT2). Na Procuradoria do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), exerceu, ainda, as funções de Vice-Procurador-Chefe (2016/2017) e Procurador-Chefe (2017/2018).
Após nomeação pelo Presidente da República, em 09 de novembro de 2018, passou a ocupar vaga de Desembargador do Trabalho reservada ao quinto constitucional do Ministério Público do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), integrando, desde então, além do Tribunal Pleno, a Seção Especializada II e a 2ª Turma.