Gestão de Riscos
A gestão de riscos é um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere ao risco (ABNT NBR ISO 31000:2018). Toda organização que utiliza um método para identificar, analisar, classificar e tratar a ocorrência de riscos em suas áreas de atuação estará fazendo a gestão de riscos.
O sistema de gestão de riscos e controles internos compreende a identificação, a avaliação, o tratamento, o monitoramento e a análise crítica de riscos que possam comprometer o atingimento dos objetivos estratégicos e a instituição de controles para mitigação desses riscos.
A gestão de riscos no TRT da 8ª Região é parte integrante da etapa de controle da gestão, devendo os riscos inerentes e potenciais serem identificados e gerenciados, bem como desenvolvidos os controles internos necessários para mitigação de tais riscos, em conformidade com a Política de Gestão de Riscos do Tribunal.
Política de Gestão de Riscos
A Política de Gestão de Riscos tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observadas no processo de gestão de riscos, de forma a possibilitar a identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação de riscos nas unidades de apoio da Justiça do Trabalho da 8ª Região, incorporando a visão de riscos à tomada de decisão e contribuindo para o aprimoramento da governança institucional.
Painel de Avaliação de Maturidade de Gestão de Riscos
Declaração de Apetite a Riscos
A Declaração de Apetite a Riscos é um documento essencial para que o TRT8 estabeleça quais riscos está disposto a aceitar e qual quantidade de risco será necessário gerenciar em um cenário de crescimento e mudanças organizacionais significativas. Conhecer o Apetite ao Risco significa perceber os riscos que podem ser assumidos e permite determinar o compromisso de gerenciá-los a fim de reduzir a vulnerabilidade estratégica, tática e operacional nas áreas de negócios do TRT8.
Plano de Gestão de Riscos
O Plano de Gestão de Riscos tem como objetivo detalhar o processo de gestão de riscos previsto na Política de Gestão de Riscos do TRT8, instituída pela Resolução TRT8 nº 013/2023, a fim de auxiliar a sua implantação.
Manual de Gestão de Riscos
O Manual de Gestão de Riscos foi concebido como um guia de referência para a aplicação do Plano de Gestão de Riscos do TRT8. Tem o objetivo de simplificar e, ao mesmo tempo, padronizar o processo de gestão de riscos estabelecido pela norma ABNT NBR ISO 31000:2018 disponibilizando um exemplo prático que contempla todas as fases do processo.
Capacitação em Gestão de Riscos
Considerando a necessidade da implantação da Gestão de Riscos no Tribunal, os gestores e demais servidores foram inicialmente capacitados em gestão de riscos durante o exercício de 2016.
Consulte aqui a capacitação na íntegra.
Plano de Tratamento de Riscos de Imagem e Reputação
Plano de Tratamento de Riscos de Imagem e Reputação
Plano de Tratamento de Riscos nas Aquisições e Contratações
- Portaria Presi nº 1207/2016 (Partes A e B)
- Plano de Tratamento de Riscos nas Aquisições e Contratações
- Relatório de Execução do Plano de Tratamento nas Aquisições e Contratações - Dez/2018
Plano de Tratamento de Riscos Institucionais do TRT8
- Portaria PRESI nº 269_2017
- Plano de Tratamento de Riscos_TRT8
- APENDICE I - Plano de Projeto de Implantacao da Gestao de Riscos
- APENDICE II - Plano de Comunicacao
- APENDICE III.1 - Priorizacao dos Riscos por Nucleos - Administrativo
- APENDICE III.2 - Priorizacao dos Riscos por Nucleos - 1º Grau
- APENDICE III.3 - Priorizacao dos Riscos por Nucleos - 2º Grau
- APENDICE III.4 - Priorizacao dos Riscos por Nucleos - Fora da Sede
- APENDICE IV.1 - Avaliacao dos Riscos por Nucleos - Administrativo
- APENDICE IV.2 - Avaliacao dos Riscos por Nucleos - 1° Grau
- APENDICE IV.3 - Avaliacao dos Riscos por Nucleos - 2° Grau
- APENDICE IV.4 - Avaliacao dos Riscos por Nucleos - Fora da Sede
- APENDICE V.1 - Matriz de Tratamento de Riscos - Nucleo Administrativo
- APENDICE V.2 - Matriz de Tratamento de Riscos - Nucleo 1º Grau
- APENDICE V.3 - Matriz de Tratamento de Riscos - Nucleo 2° Grau
- APENDICE V.4 - Matriz de Tratamento de Riscos - Nucleo Fora da Sede