Cenários Prospectivos

Em fevereiro de 2012, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região deu início ao processo de implantação do monitoramento de cenários prospectivos como ferramenta para subsidiar a elaboração, revisão e execução de sua estratégia institucional.

Ao longo do 1º semestre de 2012, foram cumpridas diversas etapas até a definição de 15 (quinze) eventos futuros que têm a possibilidade de influenciar, seja de maneira positiva ou negativa, a atuação da Justiça Trabalhista da 8ª Região. Para se chegar a tais eventos, as etapas percorridas foram as seguintes:

  • Realização de atividade de brainstoming, envolvendo magistrados, servidores e entidades de classe;
     
  • Definição dos eventos com maior relevância, extraídos da atividade de brainstorming;
     
  • Elaboração de ambientação dos eventos (descrição sucinta do evento futuro, baseada em posições favoráveis e contrárias à probabilidade de ocorrência);
     
  • Consulta a peritos nos assuntos relacionados aos eventos, por meio de pesquisa qualificada, definida como Pesquisa Delphi;
     
  • Com os resultados da pesquisa, realização de simulação matemática acerca das probabilidades de ocorrência de cada evento, por meio de Simulação Monte Carlo;
     
  • Definição de cenário mais provável, alvo e ideal.
     
  • Definição de instituições relacionadas, para aplicação da Teoria dos Jogos.
     
  • Definição de medidas pré-ativas e pró-ativas, no intuito de se preparar ou influenciar o alcance do cenário alvo e do cenário ideal para a instituição.

Após a definição dos cenários, que serão monitorados no horizonte de 2012 a 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, foi iniciado o trabalho de monitoramento de cenários, com a instituição do Núcleo de Inteligência Estratégica no âmbito da Secretaria de Gestão Estratégica do TRT8. O objetivo desse núcleo é acompanhar constantemente os sinalizadores que indicam a ocorrência ou não dos eventos monitorados, emitindo alertas para a Alta Administração do Tribunal, no intuito de subsidiar a decisão gerencial. Esses alertas são instrumentalizados por meio de Relatórios, que podem ser de dois tipos: de Alerta Atencipatório, que tem caráter mais informativo, de de Alerta Situacional, que tem caráter mais análitico e com proposições de medidas.

A formalização do monitoramento de cenários prospectivos e do trabalho de inteligência estratégica foi realizada por meio da aprovação da Resolução nº 13, de 31 de janeiro de 2013, adicionando a etapa de análise de cenários ao processo de construção e revisão do Planejamento Estratégico Institucional do TRT da 8ª Região, bem como no processo de acompanhamento e execução da estratégia institucional.

Abaixo são apresentados os 15 (quinze) eventos que são monitorados pela Inteligência Estratégica do TRT da 8ª Região, com suas respectivas possibilidades de ocorrência identificadas por meio da Pesquisa Delphi e da Simulação Monte Carlo que compõem o Método Grumbach:

Fonte: Secretaria de Gestão Estratégica/TRT8

Relátorios

Abaixo são relacionados os Relatórios já emitidos pela Núcleo de Inteligência Estratégica da Secretaria de Gestão Estratégica do TRT da 8ª Região:

 

Mais arquivos sobre Cenários Prospectivos: