Memorial Virtual

Durante anos, o Memorial do TRT8, “Arthur Francisco Seixas dos Anjos”, vem contribuindo para perpetuar a história institucional, homenageando aqueles que auxiliaram no desenvolvimento e fortalecimento da Justiça do Trabalho na região Norte. Todavia, principalmente após a pandemia de Covid-19, ficou ainda mais evidente que a presença única do espaço físico é um limitador de acesso ao acervo do Memorial, impossibilitando a a visitação daqueles que não podem estar presentes localmente por quaisquer dos motivos. 

Nesse sentido, visando contornar a problemática, o Tribunal Regional da Justiça do Trabalho da 8 Região lança seu Memorial Virtual, que tem como objetivo democratizar o acesso ao acervo físico, o qual conta com medalhas, prêmios, objetos e vestimentas de uso da magistratura, documentos históricos e fotografias daqueles que construíram a história e a memória do Tribunal. Viabilizar tais documentos de forma digital promove acessibilidade para que pesquisadores, servidores, magistrados ou o público-geral, possam visitar o Memorial, pesquisar, estudar, escrever e se informar sobre a história da Justiça do Trabalho na Amazônia. 

É importante enfatizar que o Memorial Virtual é um projeto dinâmico, no qual seu acervo será constantemente atualizado, informações acrescentadas e o acesso aperfeiçoado. Isto posto, a equipe do Memorial “Arthur Francisco Seixas dos Anjos” está à disposição para contribuições sobre informações a respeito de peças do acervo ou eventos e pessoas nas fotografias apresentadas para, assim, enriquecer ainda mais o conteúdo do espaço democrático. 

 

Obs: Infelizmente, é alto o grau de dificuldade para identificarmos muitas das pessoas e eventos nos álbuns presentes, sendo necessário um extenso estudo e diálogo com colaboradores, servidores e magistrados, sobre tais fotografias, para uma descrição detalhada. Todavia, em razão do valor da memória do material para a história deste Egrégio Tribunal, tivemos como prioridade a digitalização e urgente democratização destes documentos para o público geral. Nesse sentido, por agora, os álbuns serão nomeados com sua identificação inicial ou, quando não houver, suas características externas.