Metodologia do Plano Estratégico
Em consonância com as diretrizes definidas pelo CNJ e CSJT, a referência teórica para a elaboração deste Plano Estratégico foi o Balanced Scorecard (BSC), que pode ser traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho.
Criada pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, o BSC é uma metodologia de medição e gestão de desempenho que, a partir da missão e da visão institucionais, foca no desempenho organizacional por meio do estabelecimento de objetivos, metas, indicadores e iniciativas tangíveis, funcionando como um sistema de comunicação, informação e aprendizagem (art. 2º, III, da Resolução CSJT nº 259/2020). O BSC descreve a estratégia de forma clara, a partir da relação de causa e efeito entre objetivos distribuídos em perspectivas de gestão (Aprendizado e Crescimento, Processos Internos e Sociedade), de modo a refletir o equilíbrio entre os ambientes interno e externo da organização.
O processo de elaboração do planejamento estratégico contou com a participação de magistrados, servidores, jurisdicionados, advogados, Ministério Público do Trabalho, associações e entidades de classe, a partir das seguintes etapas:
FIGURA 1. ETAPAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Fonte: Coordenadoria de Gestão Estratégica/TRT8
Destaca-se a realização de ampla consulta pública, no período de 23/02 a 04/03/2021, com a finalidade de coletar sugestões de iniciativas para o alcance dos objetivos estratégicos, cujas propostas foram consolidadas pela unidade de gestão estratégica, validadas pelas áreas técnicas e aprovadas pelo Comitê de Gestão Participativa.