8ª Semana de Museus do TRT8 - Exposição Memória, Igualdade e Inclusão

18ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
8ª SEMANA DE MUSEUS DO TRT8
“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
TEMA: MUSEUS E IGUALDADE: Diversidade e Inclusão.
SUBTEMA REGIONAL: MEMÓRIA, IGUALDADE E INCLUSÃO

A Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus-Ibram, tem como finalidade a promoção, divulgação e valorização dos museus e memoriais brasileiros, com visitação do acervo museológico de cada instituição, além de proporcionar ao público visitante reflexão do tema escolhido pelo Ibram.
O Memorial TRT8 “Arthur Francisco de Seixas dos Anjos”, ao celebrar em 2020, a Semana Nacional de Museus, pontua a excepcionalidade do evento, cuja visitação ao seu acervo de memória histórico cultural, será totalmente virtual, ante a pandemia do COVID-19, que assolou o país, além do compromisso com a igualdade: diversidade e inclusão social, apresentando entrevistas de servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (Pará-Amapá), como demonstração de superação e inserção ao meio ambiente do trabalho, sinônimo de enfrentamento das diversidades na conquista do
acesso social e integrativo ao mercado de trabalho.

Neste cenário, o Memorial “Arthur Francisco de Seixas dos Anjos”, celebra a sua “8ª SEMANA DE MUSEUS” – apresentando entrevistas de servidores protagonistas da inserção laboral.

1) LUIZA DE SOUZA LEÃO ALMEIDA

Deficiência Visual, Servidora Trabalha na Secretaria do Pleno.

"Acolhimento, fraternidade e disposição para aprender e ensinar, foi um pouco que eu encontrei na secretaria, quando cheguei ao Tribunal no início de 2017. Desde então, juntos com meus colegas, temos construídos ótimos significados para inclusão e parceria no nosso trabalho diário. Penso que lidar com a diversidade é ser capaz de olhar o outro integralmente, não enxergando apenas aquilo que para mim é diferente ou desconhecido. É, ainda, estar aberto à mudança: de perspectiva, dealguma rotina, de crenças preconcebidas sobre o outro. Posso dizer que encontrei esta disposição nos meus colegas de trabalho, e juntos temos aprendido sobre ovas formas de fazer e pensar, que permitam a construção de práticas mais acessíveis a todos. O que talvez a equipe na qual trabalho tenha a ensinar, é o hábito de considerar a inclusão em cada pequena ação, fazendo assim uma diferença significativa.
Enquanto Tribunal, ainda temos muito a avançar em nossa contribuição para uma sociedade mais inclusiva. Que bom podermos falar sobre isso e reconhecer os passos dados nessa direção"
 

2) NEWTON MONTEIRO FILHO

Servidor lotado na Seção de Suporte ao Usuário (SeSUP) da SETIN.
"O Newton está lotado na área de relacionamento com usuários, na qual ele tem disponível as ferramentas adequadas para a plena execução de suas atividades, de forma que sua deficiência não seja um obstáculo a sua completa integração ao processo de trabalho."

"O desenvolvimento de minhas atividades laborais no TRT8 tornou-se possível por meio da adoção de medidas inclusivistas, como por exemplo, uso de tecnologias assistivas e a remoção de algumas Barreiras físicas que permitiram meu deslocamento autônomo no interior da instituição. Em suma, o fator determinante para que isso acontecesse decorre da materialização de compromissos recíprocos assumidos pelas partes envolvidas por ocasião de meu ingresso neste regional."

 

3) DORILENE PASSOS PINHEIRO

Servidora Lotada na 4ª Vara de Belém

Me tornei servidora do TRT8 em 2008.

Sinto orgulho de fazer parte de um órgão que se preocupa com o bem estar e a inclusão das pessoas com deficiência. Me sinto incluída e vejo a preocupação dos profissionais em fazer adaptações adequadas a mim e a outros portadores de necessidades especiais...para que possamos ter liberdade de ir e vir sem constrangimentos.
Por tudo isso, só tenho GRATIDÃO.