Conceitos e orientações
Confira os conceitos, princípios, diretrizes e informações importantes a respeito da gestão documental.
Manual de Gestão Documental
O Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário é um dos instrumentos do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, previsto no artigo 5º, inciso VIII, da Resolução CNJ nº 324/2020 (CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, 2020a).
Dicionário de Terminologia Arquivística
O Dicionário brasileiro de terminologia arquivística, instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades inerentes ao fazer arquivístico.
Conceitos Básicos
Confira os conceitos básicos da gestão documental do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
Classificação Documental
A classificação é uma operação matricial, base de todo o trabalho arquivístico relacionado a gestão de documentos e é, também, um elemento importante para a transparência e o compartilhamento de informações, que são caminhos seguros para a tomada de decisão, para a preservação da memória técnica e administrativa das instituições contemporâneas e para o pleno exercício da cidadania.
Definição do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
Classificação:
- Organização dos documentos de um arquivo, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.
- Ato ou efeito de analisar e identificar o conteúdo de documentos, selecionar a categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos.
- Ato pelo qual se atribui a documentos, ou às informações neles contidas, graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamado classificação de segurança
Como fazer?
Destinação Documental e Eliminação de Documentos
O Papel da Eliminação Documental na Justiça do Trabalho da 8ª Região